Criar uma Loja Virtual Grátis

ARTIGOS .´.

ARTIGOS .´.


DEDICAÇÃO
 

 
 
Ser dedicado é um ponto fundamental para alcançar o sucesso em qualquer coisa que fazemos; mas é fácil dedicar-se quando se gosta do que se faz. Quando não é assim, é preciso um pouco mais de esforço pessoal e motivação.

Dedicação significa devotamento, entrega, sacrifício... E não é isso que fazemos quando queremos atingir um objetivo? Não nos sacrificamos? Não deixamos de fazer coisas priorizando outras?

Dedicação também significa manifestação de amor, apreço, consideração... Não é isso que sentimos quando queremos muito alguma coisa? Não tornamos como objetivos em nossa vida aquilo que mais prezamos?

Pois é, sem dedicação não conseguimos nada, ou melhor, nada que valha a pena, pois tudo que é bom tem um preço para ser conquistado. Tudo na vida para ser bom, precisa de dedicação. No trabalho, nos relacionamentos, nos esportes, no lazer...

Dedicar-se com entusiasmo àquilo que se quer, que se gosta, que se tem por objetivo, é o segredo para a conquista, para a vitória.


Texto de Simone Castillo.

 


 O VENCEDOR NUNCA DESISTE
 
   
 
A maioria deseja o sucesso mas nem todos querem pagar o preço justo para conquistá-lo. As pessoas normalmente desejam facilidade, conforto, dinheiro, felicidade, mas raramente estão dispostas a se dedicar e se doar para obter o que mais deseja. Elas desejam colher sem ter que cultivar e usufruir sem ter que investir. Pura ilusão, pois cedo ou tarde descobrirão que colhemos aquilo que plantamos.

A vida, antes de nos coroar com uma oportunidade, costuma nos testar com adversidades. Alguns suportam os primeiros sacrifícios, mas logo abandonam a meta. Outros resistem um pouco mais antes de buscar meia dúzia de desculpas para justificar o seu fracasso. Porém, há uma minoria que nunca desiste, por isso vence. 

É preciso estar atento para o fato de que a adversidade oferece a resistência necessária para desenvolver a força motriz capaz de superar os grandes obstáculos. Ao invés de encarar a adversidade como um obstáculo, você deve percebê-lo como horizonte que aponta para a realização de seus sonhos. 

As adversidades ocorrem com frequência e causam grandes transtornos, então você não vai se alegrar com as decepções, mas deverá lembrar que o problema em si quase nunca é o problema, o problema é a forma como o encaramos. Encare as adversidades com autoconfiança, perseverança e autoconhecimento e eles se tornarão luz para iluminar a estrada do seu triunfo.

Encare os desafios, por maiores que sejam, como atalhos para o sucesso consciente, pois o esforço contínuo e direcionado quase sempre é contemplado com o triunfo. Veja o exemplo das abelhas:

• Elas produzem mel há 20 milhões de anos;
• Batem suas asas 11.400 vezes por minuto;
• Voam a uma velocidade de 25 km por hora;
• Uma abelha faz 15 coletas de mel por dia;
• Visitam 100 flores por dia;
• Elas se orientam pelo sol;
• Para produzir 1 quilo de mel, elas precisam visitar 4 milhões de flores.

O mais curioso é que elas fazem tudo isso com muita alegria, pois se comunicam dançando, como se estivessem comemorando o sucesso que sabem que conquistarão. E você tem sido uma abelha em busca de seus sonhos? Saiba que o sucesso depende muito mais de você do que das circunstâncias da vida. O vencedor sabe disso, por isso triunfa, já o perdedor acha que não é preciso suar a camisa, e que cedo ou tarde o sucesso cairá em seu colo: ledo engano.

A vitória começa a ser construída em seus pensamentos e se materializa com atitude positiva e esforço contínuo.

 

 


UMA PEDRA NO CAMINHO
 
   
 
 
O único obstáculo para a águia poder voar com mais rapidez e desenvoltura é o ar. Entretanto, se o ar fosse retirado e a ave tivesse que voar no vácuo, cairia instantaneamente no solo impossibilitada de voar. O principal obstáculo que um barco a motor tem que enfrentar é a água contra a hélice. Entretanto, se não fosse essa resistência, o barco não sairia do lugar. 

A mesma lei que sustenta que os obstáculos sejam condições para o sucesso, aplica-se à vida humana. A vida livre de todos os obstáculos e dificuldades reduziria a zero todas as possibilidades e fontes de energia. Elimine os problemas e a vida perde a oportunidade de ser melhorada. Por isso, quando tiver algum problema, faça alguma coisa!

Se não puder passar por cima, passe por baixo, passe através, dê a volta, vá pela direita, vá pela esquerda. Se não puder obter o material certo, vá procurá-lo. Se não puder encontrá-lo, substitua-o. Se não puder substituí-lo, improvise. Se não puder improvisar, inove. Mas acima de tudo, faça alguma coisa!

Há dois gêneros de pessoas que nunca chegam a lugar nenhum: as que não querem fazer nada e as que só inventam desculpas. 

E nós não queremos ser uma delas, não é mesmo? 

 

 

 

A ÁGUIA E A GALINHA


 

Por Fernanda Bonemann

 

Uma metáfora para refletirmos um pouco sobre nosso comportamento, e como queremos ser nesse ano que está chegando… será que estamos agindo como Águias ou como Galinhas???

 

 

Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.

Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

- Esse pássaro ai não é galinha. É uma águia.

- De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.

- Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.

- Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:

- Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

O camponês comentou:

- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!

- Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:

- Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!

Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão pulou e foi para junto delas.

O camponês sorriu e voltou à carga:

- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!

- Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:

- Águia, já que você é águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.

Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se, soberana sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, e voar cada vez para mais alto. Voou… voou… até confundir-se com o azul do firmamento…

E Aggrey terminou conclamando:

- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos. Voemos como ás águias. Jamais nos contentemos com os grãos que jogarem aos pés para ciscar.

 

 

Metáfora da condição humana de James Aggrey, educador e líder político de GANA, África, do livro A Águia e a Galinha, de Leonardo Boff, Vozes – 1997.

Transcrito em Set/97

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese






Total de visitas: 2480